
24/11/2015 - Do total de entrevistados, em uma pesquisa com brasileiros, 54% informaram que não acreditam nos descontos da Black Friday, 18% desconfiam e somente 28% acreditam que os descontos sejam realmente interessantes. Veja abaixo algumas recomendações para os consumidores:
1. Lista
Faça uma lista de compras com tudo que você pretende comprar. Isso ajuda a evitar compras por impulso.
2. Pesquisa
Pesquise com antecedência os preços e imprima as imagens para ter provas caso haja uma fraude nos descontos ou um aumento dos preços no dia da promoção.
3. Órgãos de defesa do consumidor
No caso de dúvidas ou problemas, vale ligar para órgãos de defesa do consumidor. O Procon contará com atendimento em tempo real aos consumidores durante as 24 horas da Black Friday.
4. Online
As compras pela internet requerem uma série de cuidados: uso de computador pessoal com antívirus e checagem da reputação dos sites, por exemplo.
5. Valor do frete
O consumidor deve olhar sempre o valor do frete de suas compras, inclusive para poder comparar os preços com os de lojas físicas.
6. Código de Defesa do Consumidor
Vale sempre lembrar que todas as normas do Código de Defesa do Consumidor valem durante a Black Friday. O cliente que se sentir lesado pode acionar a Justiça e os órgãos de defesa do consumidor.
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