Após 24 contratações, um novo elenco conseguiu ser campeão da Copa do Brasil e deu a chance de sonhar com o título da Libertadores de 2016

No ano passado, o torcedor palmeirese terminou a temporada sem qualquer esperança. Apesar de ter se livrado do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o elenco era fraco e não inspirava qualquer confiança. Um ano depois, porém, o palmeirense é o torcedor mais feliz do mundo. O elenco passou por uma reformulação completa, com mais de 20 contratações, foi campeão da Copa do Brasil nesta quarta-feira e reacendeu as esperanças de que o time pode ir ainda mais longe em 2016.
Mas a temporada não foi fácil para o Palmeiras, já que mais uma vez o time acumulou decepções. A primeira do ano foi exatamente contra o Santos, com a derrota na final do Campeonato Paulista. Pouco depois, com o Campeonato Brasil em andamento, o técnico Oswaldo de Oliveira foi demitido e trocado por Marcelo Oliveira. O time até teve bons jogos, chegou a entrar no G-4, mas despencou na reta final. O pior momento foi a goleada por 5 a 1 contra a Chapecoense. Atualmente o time paulista está apenas na 11ª posição.

Marcelo Oliveira e Paulo Nobre comemoram vitória contra Fluminense na semifinal (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
A única esperança passou a ser mesmo a Copa do Brasil. E que grande campanha fez o Palmeiras! A partir das oitavas de final, só enfrentou times grandes: Cruzeiro, Internacional, Fluminense e, por fim, Santos. Não foram jogos fáceis e houve muito drama, como a disputa nos pênaltis contra o tricolor carioca e a que garantiu o troféu. Mas o Palmeiras conseguiu superar suas deficiências técnicas e táticas mostrando exatamente aquilo que um time precisa para ser campeão em um torneio de mata-mata, raça e coração.
Ao todo o Palmeiras precisou de 24 contratações para formar o seu elenco campeão. Nem todos esses reforços deram certo, o que é natural. Mas o clube precisava arriscar dessa forma para encontrar novos ídolos. E nesse sentido a estratégia funcionou: com o título desta quarta-feira, Dudu, Zé Roberto, Vitor Hugo, Arouca, Lucas e Robinho já se candidataram a esse posto e conquistaram de vez o coração da torcida.

Gabriel Jesus foi um reforço que saiu da base palmeirense (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)
Mas esse elenco campeão não foi formado apenas por reforços. Existem alguns casos isolados e importantes, como o goleiro Fernando Prass, herói do título, que está no time desde a Série B de 2013 e foi decisivo na semifinal contra o Fluminense e na decisão contra o Santos, com defesas incríveis; e também o garoto Gabriel Jesus, que virou titular após grande atuação nas oitavas de final, contra o Cruzeiro, e se firmou como uma das principais revelações do futebol brasileiro em 2015.
Por fim, vale citar o mérito do técnico Marcelo Oliveira. Bicampeão brasileiro pelo Cruzeiro em 2013 e 2014, agora ele conquistou mais um título nacional. E a importância desse trofeu é enorme, pois deve assegurá-lo no comando do Palmeiras para 2016. Com a queda de qualidade no Campeonato Brasileiro, ele passou a ser criticado e surgiram boatos de novos treinadores nos bastidores do alviverde. Mas agora isso deve ficar no passado, pois o Palmeiras tem um futuro importante para planejar.
O título na Copa do Brasil dá uma vaga na Copa Libertadores da América de 2016, competição que sempre foi tratada como obsessão no Palmeiras. Com certeza será assim mais uma vez, já que a última conquista continental alviverde foi em 1999. Além disso, o time sonha muito com a conquista de um Mundial de Clubes, o que só pode ser conquistado com o possível trofeu da Libertadores. É tudo que o palmeirense quer agora. E a partir desta quarta-feira ele conquistou o direito de sonhar com isso em 2016.
Fonte: Goal








0 comentários:
Postar um comentário