O Papa Francisco celebrou a tradicional missa de Natal, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, abrindo o calendário de eventos natalinos. Neste ano, a missa de Natal coincide com os eventos do Ano Santo da Misericórdia (Jubileu), convocado pelo papa Francisco e iniciado oficialmente em 8 de dezembro.
Para o argentino Jorge Mario Bergoglio, este é o Natal da Misericórdia, tema presente em grande parte dos seus discursos e mensagens recentemente. A missa começou oficialmente às 21h30 locais (18h30 de Brasília). “Em uma sociedade intoxicada pelo consumo e pelo prazer, pela abundância e pelo luxo, pela aparência e pelo narcisismo, o nascimento de Jesus convida a um comportamento sóbrio, isto é, simples, equilibrado, linear, capaz de capturar e viver somente no essencial”, disse o Papa.
“No seio de uma cultura da indiferença, que não raramente acaba por ser cruel, que o nosso estilo de vida seja, pelo contrário, cheio de piedade, empatia, compaixão, misericórdia, extraídas diariamente do poço de oração”, clamou Sua Santidade.
A liturgia foi precedida pelo canto de Kalenda. Além de Francisco, presidiram a celebração bispos e sacerdotes.
As homenagens em flores foram carregadas por crianças da Bélgica, Itália, Quênia, Uganda, República Centro-Africana, Filipinas, Sri Lanka, México e Estados Unidos.
Nesta sexta-feira (25), no dia de Natal, o Papa fará às 12h locais (9h de Brasília), na Praça São Pedro, a tradicional benção “Urbi et Orbi” (“À cidade de Roma e ao mundo), ocasião em que passa uma mensagem mundial sobre os principais desafios atuais da humanidade.
Fonte: Agência Brasil
0 comentários:
Postar um comentário