Os mais de 5,5 milhões de alunos que em 2015 realizaram a prova do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio, conhecerão seus resultados individuais na próxima sexta-feira, dia 08 de janeiro. O INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais  Anísio Teixeira, órgão ligado ao MEC- Ministério da Educação, divulgará os resultados no site enem.inep.gov.br.  Para ter acesso à nota será necessário informar o número do CPF e a senha do ENEM 2015, caso o aluno tenha esquecido sua senha poderá obter nova senha na opção “esqueci minha senha”.
O Enem de 2015 manteve as características dos anos anteriores, com 180 questões divididas em quatro áreas: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagem, e uma redação, que teve como tema  "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira." O tema foi considerado polêmico e bombou nas redes sociais. Os candidatos tiveram 02 dias para realizar as provas. 
O INEP nunca divulga com antecedência a data dos resultados, sob alegação que a complexidade da correção dificulta uma data exata.
Os alunos devem ficar atentos, pois na próxima segunda-feira dia 11 de janeiro iniciam as inscrições para o SISU- Sistema de Seleção Unificada, as inscrições enceram no dia 14 de janeiro.
As notam do Enem também servem para os estudantes pleitearem bolsas de estudo em instituições de ensino particulares. Programas como Prouni (Programa Universidade para Todos) e  Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). Para conseguir um financiamento no Fies o estudante também necessita da nota. Lembrando que a partir de abril de 2015 as regras para a utilização do Fies sofreram alterações, para conseguir o financiamento o aluno necessita de nota igual ou superior a 450 pontos na média geral e não pode ter zerado a redação. Anteriormente era apenas necessário ter prestado o Enem.
O resultado do Enem pode ser utilizado para solicitar o certificado de conclusão do ensino médio e vaga no programa de intercâmbio Ciências sem Fronteiras