Mais de 300 agentes de saúde trabalham no combate ao mosquito Aedes Aegypti, em São Luís do Maranhão. Eles estão realizando visitas domiciliares, inspeções de prédios, e eliminação de criadouros do mosquito, transmissor da dengue, da chikungunya e do Zika Vírus. Os principais alvos são borracharias, cemitérios e ferros-velhos.
Além disso, a Prefeitura de São Luís está utilizando 10 carros fumacê para pulverizar veneno contra o inseto. As máquinas estão operando especialmente em áreas com notificações de casos e alta infestação do Aedes. Entre as regiões prioritárias estão os bairros da Cohatrac, São Francisco, Centro e Cidade Olímpica.
De acordo com a secretaria municipal de saúde, na próxima semana começa o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). O LIRAa serve para traçar um panorama da situação em todo país, partindo das informações de cada município. O levantamento vai direcionar as ações de controle para as áreas mais críticas. O Ministério da Saúde determina que sejam realizados quatro LIRAa durante o ano.
O Maranhão registrou até o fim do ano passado, 88 casos suspeitos de microcefalia relacionados ao Zika Vírus, em 30 municípios. Segundo o Ministério da Saúde, o Estado está em alerta para a dengue.
(fonte: EBC)
0 comentários:
Postar um comentário